
Além de praias fluviais,reservas florestais e trilhas ecológicas, o município é guardião da história e da cultura regionais. O Museu Regional Delmiro Gouveia é um dos maiores patrimônios da região. Inaugurada em 20 de fevereiro de 1989, tem como principal objetivo preservar a memória do município e passa-las ás novas gerações. Nele estão expostos documentos de primeira grandeza e outros objetosque registram alguns dos capítulos da história da cidade e do próprio Delmiro Gouveia. O Museu está localizado na antica Estação Ferroviária da Great Westerm, na Prala Joaquim Nabuco. O local não poderia ser melhor, pois a estrada impulsionou o projeto desenvolvimentista de Delmiro durante vários anos.
Tamb´pem faz parte do patrimônio ucltural delmirense a Furna do Morcego, famoso esconderijo de Lampião e seu bando. Localizada na área rural de Delmiro Gouveia, nas proximidades de onde existe hoje a Usina Anjiquinho, a furna serviu de refúgio para o maior cangaceiro de todos os tempos, Virgulino Ferreira, O Lampião.com área interna de aproximadamente vinte metros de largura por quarenta metros de altura e cem metros de ex tenção, a furna, inserida no Canyon proxima a cachoerira de Paulo Afonso, foi a próxima á Cachoeira de Paulo Afonso, foi o principal local de apoio para Lampião, Maria Bonita, Corisco, Dadá e outros integrantes do bando. Não Obstante toda a contrvérsia em torno do tema cangaço, a Furna do Morcego testemunha a legítima história do sertão nordestino e do seu povo.
isso é muito interessante, e de extrema importancia, gostei do blog, de conhecer um pouco do nordeste que não vemos.
ResponderExcluirnão aguento muito essa centralização da cultura brasileira onde só se vende para o mundo a hegemonia do sudeste e o nordestino é sempre pintado de forma caricata. por isso dou meus parabens ao trabalho de vocês.